Matérias para a produção

  Os diferentes produtos que utilizamos no nosso cotidiano, na maioria da vezes, são compostos por elementos e materiais que passaram por grandes modificações para chegarem ao produto que temos nas nossas mãos. No texto abaixo, discutiremos um pouco sobre o processo de industrialização e suas consequências para o meio ambiente e sociedade. 

algodao-810x446_c
Algodoeiro, planta que origina um dos produtos centrais para a confecção das peças do nosso vestuário.

 Para começar nossa discussão, precisamos entender o que são matérias-primas, produtos naturais e produtos industrializados.

   Matéria-prima, segundo o site Estudos Kidsé um produto natural que irá passar por um processo produtivo até se transformar em um produto final, diferente daquele original . Já produto natural é aquele que é utilizado pela sociedade do jeito que é retirado da natureza, como por exemplo as futas. Por fim, os industrializados seriam aqueles produtos que ao passarem pelo processo de transformação, ganham novas características, passando a ser um produto novo.

  Existem diferentes tipos de matérias-primas. Temos as de origem vegetal, ou seja, aquelas que saem das plantas – o látex por exemplo – os de origem agrícola – como a soja, o algodão – os minérios, que são retirados do solo, como o ouro, e por fim os de origem animal, como o leite e a carne. Baseamos esta classificação no artigo da página Escola Kids.

Resultado de imagem para plantação de soja
Plantação de soja.

  A primeira matéria-prima que iremos falar neste post é sobre o algodão. Segundo a AMPA – Associação Matogrossenses dos Produtores de Algodãoo algodão é utilizado desde 4000 a. C. pelos povos árabes, existindo também seu uso na Índia e no Peru, pelos incas, mas somente na época das Cruzadas que esta matéria-prima se consolidou na Europa. No Brasil, os índios, antes do descobrimento, já usavam e teciam vestimentas a partir do algodão. Atualmente o algodão é produzido principalmente nos estados do Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais, e em 2015 o Brasil foi o terceiro país a exportar em maior quantidade o algodão, segundo o site da Sociedade Nacional de AgriculturaPelo site Britannica Escola, do ponto de vista biológico, o algodão é uma fibra que cresce em plantas arbustivas da família Malvaceae. No vídeo 1 e 2, é possível entender a importância do algodão para a produção de roupa no Brasil e no mundo.

  Outra matéria-prima essencial para a perpetuação do modo de vida da sociedade atual é o eucalipto. Segundo a página da Embrapa e Painel Florestalesta planta arbórea tem origem na Austrália, onde existem mais de 700 espécies de eucalipto, mas somente 20 são usadas para a produção de papel. Esta planta foi introduzida no país no início do século XX no estado de São Paulo. Mas somente em 1965, com o boom da eucaliptocultura, outros estados passaram a produzir tal matéria-prima. Atualmente, a região Sudeste é a que possui maiores quantidades de áreas plantadas. No vídeo abaixo você consegue entender como a casca de eucalipto se transforma no papel que usamos no dia a dia.

  O último produto que falaremos neste post é a soja. A soja até o século XIX ficava restrita ao Oriente, porém no fim da década de 1960, segundo o site da Embrapaeste grão chegou ao Brasil, o que acabou transformando nosso país atualmente no segundo maior produtor de soja em escala mundial, perdendo somente para os EUA. Apenas entre os anos de 2015-16, o Brasil produziu mais de 95 mi toneladas de soja. Este grão é a matéria-prima para diversos produtos, como sucos e leites (vídeo abaixo), carne, queijos e outros industrializados.

 De posse de todos os dados que passamos até aqui, é importante lembrarmos que a agricultura, pecuária e as modificações na natureza que a extração de matérias-primas causam são as responsáveis pelo aquecimento global, acúmulo de resíduos sólidos e até mesmo, pelo consumismo desenfreado. Em 2010 foi feita uma reportagem no site Último Minuto indicando que a ONU chegou a conclusão de que as mudanças climáticas são grandemente influenciadas pela agricultura e pelo uso dos combustíveis fósseis. 

 Após assistir o vídeo acima, chamado Obsolescência Programada, fica claro a capacidade de influência de uma propaganda. Com base nisto, é fácil pensar que muitas vezes o nosso consumo não ocorre devido a uma necessidade e sim por uma vontade colocado sobre nós. Entretanto o consumismo exagerado, se por um lado movimenta a economia, por outro é capaz de degradar o ambiente em níveis sérios. O descarte dos produtos industrializados que julgamos não terem mais serventia acaba por originar locais de acúmulo de lixo, como aponta o site Portal Resíduos SólidosA existência de “lixões” pode provocar contaminação de água subterrânea, contaminação do ar, surgimento de doenças e aparecimento de animais como ratos e escorpiões, considerados pragas urbanas.

Resultado de imagem para os 3 erres
Os 3 “Rs”.

  Em vista disso, quero deixar a mensagem de que não adianta pensarmos somente na reciclagem dos produtos que consumimos. Sim, a reciclagem é importante, entretanto devemos lembrar também que antes de tudo precisamos REDUZIR nosso consumo, afinal são 3 “Rs”, não só um.

   Por João Pedro Broday

Referências bibliográficas:

ARAÚJO, S. O impacto causado pelos lixões à céu aberto. Portal Resíduos Sólidos. Disponível em <http://www.portalresiduossolidos.com/o-impacto-dos-lixoes/&gt; Acesso 28 maio 2017.

ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DOS PRODUTORES DE ALGODÃO. História do Algodão. Disponível em <http://www.sincti.com/clientes/ampa/site/qs_historia.php&gt; Acesso 28 maio 2017.

BRITANNICA ESCOLA. Algodão. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/algod%C3%A3o/481063&gt; Acesso 28 maio 2017.

EMBRAPA SOJA. Soja. Embrapa. Disponível em <https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1&gt; Acesso em 28 maio 2017.

MELO, P. Matéria prima. Estudo Kids. Disponível em <https://www.estudokids.com.br/materia-prima-definicao-tipos-e-importancia/&gt; Acesso 28 maio 2017.

PAINEL FLORESTAL. A história do eucalipto no Brasil. Disponível em <http://www.painelflorestal.com.br/arquivo/a-historia-do-eucalipto-no-brasil-32498350c9c49312b8b1c8329ee68acc&gt; Acesso 28 maio 2017.

PENA, R. A. Matéria prima. Escola Kids. Disponível em <http://escolakids.uol.com.br/materiaprima.htm&gt; Acesso em 28 maio 2017.

SOCIEDADE NACIONAL DA AGRICULTURA. Terceiro maior produtor de algodão, Brasil procura crescimento na produção. Disponível em <http://sna.agr.br/terceiro-maior-produtor-de-algodao-brasil-procura-crescimento-na-producao/&gt; Acesso 28 maio 2017.

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA FLORESTAL. Eucalipto: Perguntas e Respostas. Embrapa. Disponível em <https://www.embrapa.br/florestas/transferencia-de-tecnologia/eucalipto/perguntas-e-respostas&gt; Acesso 28 maio 2017.

ÚLTIMO MINUTO. Agricultura é uma das maiores responsáveis por impactos ambientais no mundo. IG. Disponível em <http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/agricultura-e-uma-das-maiores-responsaveis-por-impactos-ambientais-no-mundo/n1237653511098.html&gt; Acesso em 28 maio 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s