Jogo “Descobrindo o corpo humano”

  Neste post explicaremos a criação do jogo sobre o corpo humano desenvolvido por nós para uma aula com as turmas do 5º ano do EF I, mas que pode ser alterado para contemplar outras faixas etárias. 

5.4
Imagem do jogo “Descobrindo o Corpo Humano” finalizado.

   O jogo foi baseado em um game online Corpo Humano que tem o intuito de ensinar as crianças o local correto dos órgãos e estruturas do nosso organismo. Pensando em aperfeiçoar a experiência, com o grande auxílio de Felipe Calderan e Mayara Aniquiarico e a colaboração de Isabela Assugeni, Beatriz Ferreira e Caroline Barradas, criamos o jogo “Descobrindo o Corpo Humano” usando:

   – 4 cartolinas brancas fixadas umas as outras com fita adesiva;

   – Papel sulfite (um para cada órgão);

   – Papelão;

   – Cola-quente;

   – Fita adesiva;

   – Lápis de cor, canetinha e cola colorida;

   – Velcro;

   O primeiro passo foi colar as cartolinas com fita adesiva e fazer o contorno de uma pessoa nelas. Utilizamos uma pessoa pequena para caber bem nas folhas, porém recomendamos que quanto mais órgãos você tiver interesse em colocar no jogo, maior seja a pessoa. Em seguida medimos com pedaços de papelão o tamanho dos órgãos. Você pode observar na FIGURA 1 este procedimento.

1.0
Figura 1. Contorno do corpo com o molde do cérebro em papelão.

   O segundo passo foi selecionar os órgãos de interesse para o jogo. Neste momento cabe ao educador escolher quais sistemas quer trabalhar com a turma. No nosso caso, utilizamos o cérebro para representar o sistema nervoso, o coração para o cardíaco (FIGURA 2), os rins para o urinário, estômago para o digestório, pulmão direito para o respiratório, parte do útero e parte do pênis para os sistemas reprodutores, e um feto para tratar do processo de fecundação. Pensamos que para cada órgão haveria uma pergunta que deveria ser respondida; não colocaremos aqui as perguntas realizadas por pensarmos que cabe ao professor decidir o que trabalhar com a turma.

2
Figura 2. Representação do coração.

   Após desenhado todos os órgãos nas devidas proporções, colamos com fita adesiva os desenhos aos papelões para em seguida, colarmos com cola-quenta a peça ao velcro (FIGURA 3).

4
Figura 3. Preferimos colar o velcro em posições diferentes para evitar que a cartolina rasgasse quando as peças fossem retiradas.

   Em seguida, com as peças já fixadas em seus moldes de papelão nós contornamos os desenhos com cola colorida para as deixar mais atrativa para as crianças (FIGURA 4). Na FIGURA 5 você pode observar como ficou o jogo finalizado. 

9
Figura 4. Coração finalizado com cola colorida.
16
Figura 5. Jogo finalizado fixado a um mural.

   As regras do jogo são bem simples. Cada grupo deve escolher uma peça – sugerimos que os alunos possam realmente escolher as peças, não as peguem de maneira aleatória – e responder uma pergunta referente ao órgão ou estrutura. Caso o grupo acerte a pergunta, ganhará um ponto e poderá fixar a peça no cartaz; caso acerte o local e a posição dela, o grupo ganhará outro ponto. Se o grupo errar a pergunta ou o local correto do órgão, a chance irá para o outro time. A cada rodada há um rodízio de grupo que pegará a peça para responder a pergunta. Ao final do jogo o grupo que tiver maior quantia de ponto ganha a partida. 

   Apesar de ser um jogo extremamente simples, as salas mostraram-se extremamente receptivas ao mesmo. Os alunos sempre queriam escolher a peça, ajudar o colega a responder as perguntas e colar na cartolina. Se por um lado o jogo é fácil de ser trabalhado, fazê-lo pode ser uma tarefa um pouco mais complicada, precisando de algumas horas e se possível auxílio para concluí-lo.

   E aí, o que acharam do jogo? Deixem seus comentários abaixo.

   Por João Pedro Broday

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s