Ao Infinito e Além

   Ao olharmos a noite para o céu podemos observar constelações, a Lua e até mesmo outros planetas, mas o que mais existe no grande Universo que nos cerca?

16684040_910103599130666_2132833462706516984_n

   Antes de começarmos a falar sobre o Universo e o Sistema Solar precisamos compreender alguns conceitos como o que são satélites, qual a diferença entre um astro luminoso e iluminado, entre outros. 

   O blog Astros do Sistema Solar explica de maneira simples e correta a diferença entre um astro luminoso de um iluminado. Um astro luminoso é aquele que emite luz própria como é o caso do Sol e das estrelas, já um astro iluminado tem a capacidade de refletir a luz que recebe de outros astros, um exemplo é a Lua; por isto que conseguimos enxergar o satélite terrestre todas as noites. Esse conceito está erroneamente empregado na letra da música Pra Você da cantora sertaneja Paula Fernandes; no trecho ela afirma que “quer ser a Lua iluminando o Sol”, entretanto a Lua não emite luz, desta maneira é impossível ela iluminar o Sol.

Resultado de imagem para lua terra sol

   A definição de satélite é tão simples quanto a anterior. O site Como tudo funciona descreve que “um satélite é qualquer objeto que dá voltas em torno de um planeta em um trajeto circular ou elíptico. A Lua é o satélite natural e original da Terra, mas existem muitos outros, feitos pelo Homem (artificiais), geralmente próximos à Terra.” No mesmo link o autor também afirma que rodeando nosso planeta existe uma quantia incontável de lixo espacial, que podem causar problemas caso eles se choquem com algum satélite artificial posto em órbita. 

Resultado de imagem para satelite artificial
Satélite artificial em órbita.

    Mas para definirmos um satélite temos que compreender o que de fato é um planeta. Planeta, segundo União Astronômica Internacional (IAU), é qualquer corpo com massa suficiente para gerar sua auto-gravidade, permitindo que tenha o formato arredondado, que gira ao redor do Sol e possui sua órbita livre de outros corpos celestiais. Foi devido a esta definição que em 2006 Plutão entrou para a categoria de planeta-anão, em vista que sua órbita não estava livre de outros corpos.

Resultado de imagem para plutão
Plutão no ano de 2006 foi rebaixado a categoria de planeta-anão.

   A partir de 2006 nosso Sistema Solar passou a contar com somente 8 planetas. No centro desse sistema existe o Sol, uma grande estrela que emite energia e tende a morrer daqui a 7,5 bilhões de anos. Utilizando o documentário The Universe elaboramos diversos gifs para descrever os planetas do nosso sistema.

   O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol, seguido por Vênus, Terra e Marteestes em conjunto são denominados planetas inferiores ou interiores. Já JúpiterSaturnoUrano e por fim, Netuno formam, nesta ordem, os planetas superiores ou exteriores. 

Resultado de imagem para planetas do sistema solar
Planetas do Sistema Solar.

   Entretanto, não é só de planetas que o Universo vive. Segundo uma publicação da revista Mundo Estranho há também os cometas que são grandes blocos de gases congelados que vagam pelo vácuo do espaço sideral; foram formados a partir dos planetas gasosos, que são os planetas exteriores. Há também os asteroides, que tem sua formação a partir de planetas rochosos, como os interiores. E por fim existem os meteoroides, que são nada mais do que pequenos asteroides. 

Resultado de imagem para meteoro
Asteroide é formado a partir de planetas rochosos.

   Uma publicação do blog Ciência na Mídia traz um conjunto de vídeos sobre diferentes assuntos, entre eles o Sistema Solar. O curta apresenta todo o Universo conhecido até então pelo ser humano. O vídeo é do Museu Americano de História Natural e foi publicado no ano de 2009.

   Do ano de 2009 até os dias atuais muitas descobertas foram feitas pelos astrônomos. Um exemplo é a transmissão do som do campo magnético de Júpiter captado pela sonda Juno no ano de 2016. No vídeo abaixo é possível ouvir o denominado “som infernal”.

   Entretanto uma descoberta recente, do dia 22 de fevereiro de 2017,  abriu novos precedentes para as futuras pesquisas. Como divulgado pela BBCum novo sistema solar a 40 anos-luz da Terra contém 7 planetas, sendo que três deles, por estarem em uma região dita ideal, poderiam conter água em forma líquida e quem sabe, organismos vivos. 

   Quem sabe o que o futuro nos reserva? Deixe nos comentários o que acha sobre pesquisas envolvendo o espaço.

   Por João Pedro Broday

    Fonte:

RESOLUTION OF A PLANET IN THE SOLAR SYSTEM. IAU. Disponível em <https://www.iau.org/static/resolutions/Resolution_GA26-5-6.pdf > Acesso 27 fev. 2017.

QUAL A ORIGEM DO NOME DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR. MUNDO ESTRANHO. Disponível em <http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-a-origem-do-nome-dos-planetas-do-sistema-solar/&gt; Acesso 27 fev. 2017.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ASTEROIDE, COMETA E METEORO. MUNDO ESTRANHO. Disponível em <http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-diferenca-entre-asteroide-cometa-e-meteoro/&gt; Acesso 27 fev. 2017.

É VERDADE QUE O SOL VAI MORRER. MUNDO ESTRANHO. Disponível em <http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/e-verdade-que-o-sol-vai-morrer/&gt; Acesso 27 fev. 2017.

POR QUE O SOL É AMARELO. MUNDO ESTRANHO. Disponível em <http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-o-sol-e-amarelo/&gt; Acesso 27 fev. 2017.

ASTRÔNOMOS ANUNCIAM DESCOBERTA DE NOVO SISTEMA SOLAR QUE PODE CONTER ÁGUA – E VIDA. BBC. Disponível em <http://www.bbc.com/portuguese/geral-39053134&gt; Acesso em 27 fev. 2017.

OS PLANETAS PRINCIPAIS DO SISTEMA SOLAR. EXPLICATORIUM. Disponível em <http://www.explicatorium.com/cfq-7/planetas-principais.html&gt; Acesso em 27 fev. 2017.

O SISTEMA SOLAR. Disponível em <http://astro.if.ufrgs.br/solar/solarsys.htm&gt; Acesso 27 fev. 2017.

VÍDEOS SELECIONADOS. Ciência na Mídia. Disponível em <https://ciencianamidia.wordpress.com/videos-selecionados/&gt; Acesso 27 fev. 2017.

O QUE SÃO ASTROS LUMINOSOS E ILUMINADOS. ASTROS DO SISTEMA SOLAR. Disponível em <http://astrosdosistemasolar.blogspot.com.br/2014/09/o-que-sao-astros-luminosos-e-iluminados.html&gt; Acesso 27 fev. 2017.

LIXO ESPACIAL. SUA PESQUISA. Disponível em <http://www.suapesquisa.com/astronomia/lixo_espacial.htm&gt; Acesso 27 fev. 2017.

O QUE É UM SATÉLITE? COMO TUDO FUNCIONA. Disponível em <http://ciencia.hsw.uol.com.br/satelites1.htm&gt; Acesso 27 fev. 2017.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s