Prática – Extração de DNA do Morango

   Hello guys,

  Como sabemos nossas células contém DNA, mas será que um morango, por exemplo, também apresenta essa molécula, e será que ela pode ser extraída?

13450249_764987303642297_6352918757609259583_n

   Primeiramente vamos falar um pouco sobre essa molécula. A sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico e é encontrado no núcleo das células, podendo ser encontrado também nas mitocôndrias. A estrutura do DNA varia de organismo para organismo, podendo ser uma cadeia simples, dupla ou em casos menos comuns, triplas. No ser humano essa cadeia é dupla e as duas fitas são complementares e antiparalelas. A função dessa molécula é controlar e comandar as funções celulares, e também é responsável pela transmissão de características herdáveis.

   O objetivo dessa prática é demonstrar se um morango ou demais organismos apresentam um DNA e como extraí-lo de maneira fácil e educativa.

   Os materiais necessários para a prática são:

1 morango, cortado em pedaços pequenos;

Álcool, em pequena quantidade (aproximadamente 5 ml);

1 tubo de vidro;

1 peneira;

1 colher (chá);

Sal (4 pitadas), e

1 pote pequeno de plástico.

   A metodologia de como montar o experimento vocês aprendem no vídeo abaixo ou em nossa página do Facebook.

   Nesse experimento o sal tem a função de proporcionar um ambiente adequado para o DNA, uma vez que ele apresenta cargas positivas que neutralizam as cargas negativas da molécula de DNA. O detergente, por sua vez, provoca a lise (“rompimento”) da membrana devido a interação entre ela e o detergente, pelo fato de ambos serem apolares (o detergente também apresenta uma parte polar, portanto é uma molécula híbrida). Quando ocorre esse rompimento, acontece a liberação de DNA, conteúdo celular e proteínas na solução, muitas dessas proteínas têm a função de manter o DNA enrolado (condensado). No momento em que foi adicionado o álcool gelado na solução, houve a separação do DNA e, consequentemente, sua precipitação (a molécula de DNA é menos densa do que a água e a solução), isso ocorreu porque a molécula de DNA é insolúvel em álcool.

   Por Felipe Lissoni Calderan

Fontes:

ALEIXO, M. S. DNA. Disponível em: < http://www.infoescola.com/biologia/dna/&gt;. Acesso em 20 junho 2016.

MARCHAN, G. EXTRAINDO O DNA DO MORANGO. Disponível em: < http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fef&cod=_extraindoodnadomorango&gt;. Acesso em 10 junho 2016.

MEDEIROS, H. EXTRAÇÃO DE DNA DA BANANA. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABboAAL/extracao-dna-banana&gt;. Acesso em 10 junho 2016.

MICHA, R. ÓLEOS, GORDURAS, SABÕES E DETERGENTES. Disponível em: < http://educacao.globo.com/quimica/assunto/quimica-organica/oleos-gorduras-saboes-e-detergentes.html&gt;. Acesso em 10 junho 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s