Prática – Como as flores são vistas pelas abelhas

   Hello Guys,

   Abelhas são pequenos insetos que estamos acostumados a ver todos os dias, mas você já se perguntou como elas veem? Nessa prática iremos responder a essa dúvida. 

download

   O objetivo desse experimento é demonstrar como as abelhas enxergam, para assim, sabermos como elas se orientam pelo espaço,e consequentemente, como conseguem localizar as flores, para auxiliá-las no processo de fecundação, através da polinização.

    Os materiais necessários para a prática são:

Potes de vidro com tampa (quantidade de acordo com a quantidade de flores utilizadas);

Flores – a quantidade é indiferente, nós utilizamos 2: Quaresmeira-roxa (Tibouchina granulosa) e o Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis);

Amônia;

Algodão;

E luz negra (nós ensinamos a fazer uma, sem precisar haver a necessidade de comprar, só acessar nossa página no Facebook).

   A metodologia de como montar esse experimento vocês veem abaixo ou em nossa página no Facebook.

   As abelhas enxergam luz de comprimento de onda que vai do ultravioleta (300 nm) ao amarelo (650 nm), logo estes insetos enxergam apenas as cores azuis, amarelo, violeta, pois estas cores estão dentro do espectro visível (300 á 650 nm) por esses insetos, já cores como o vermelho não são vistas por abelhas, uma vez que apresentam comprimento de onda superior a 650 nm. As plantas depois de inseridas no vidro junto com a amônia apresentaram uma mudança de coloração, isso ocorre porque o flavonóide (pigmento natural, encontrado em muitas espécies vegetais) reage com o vapor de amônia, ocorrendo o destaque destes. Quando essa planta tem uma luz negra (que emite luz ultravioleta) incidida sobre ela, a região da planta que mudou de cor brilha, pois o flavonóide só é visível sob luz negra. Há diversos grupos de flavonóides e o mais encontrado nas flores é a antocianina, um pigmento responsável pela coloração das flores. As abelhas apresentam receptores para a luz ultravioleta, não visível pelos seres humanos, portanto, como os flavonóides só são visíveis á luz ultravioleta, podemos concluir que as abelhas enxergam de uma maneira totalmente diferente da gente. Nós só conseguimos enxergar os flavonóides na luz ultravioleta e termos uma noção de como as abelhas enxergam porque esses pigmentos foram destacados devido a reação com o vapor de amônia, senão tivesse ocorrido esse procedimento mesmo na luz negra não enxergaríamos os pigmentos, pois não temos receptores como as abelhas, portanto, elas vêem os flavonóides normalmente, diferente de nós.

   O modo como as abelhas enxergam é importante para entendermos como elas localizam o pólen e o néctar nas flores. As plantas ao oferecerem néctar e apresentarem cores chamativas, acabam atraindo insetos como borboletas, besouros, abelhas e algumas aves, beija-flor. Esses animais são importantes para as plantas, pois acabam auxiliando elas no processo de polinização (modo de reprodução das plantas), uma vez que ao serem atraídos pelo néctar eles acabam entrando em contato com o pólen (estrutura com o gameta masculino) da planta. Quando esses animais se deslocam para outra planta acabam levando consigo o pólen, que poderá fecundar a oosfera, gameta feminino, dessa planta e originar uma semente, dando sucessão para a linhagem deste vegetal.

   Por Felipe Lissoni Calderan.

Fontes:

MANUAL DO MUNDO. Como as abelhas enxergam flores (experiência de química + biologia). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EXla4x94s9A&gt;. Acesso em 23 maio 2016.

NOGUEIRA, T. Flavonóides. Disponível em: <http://www.infoescola.com/bioquimica/flavonoides/&gt;. Acesso em 23 maio 2016.

OLIVEIRA, A. O. M; SOARES, S. M. Por que as abelhas de Apis mellifera são mais atraídas por lâmpada incandescente que por lâmpada infra-vermelha?. Disponível em: <http://www.insecta.ufv.br/academiainsecta/vol/1(2)%201-3.pdf&gt;. Acesso em 25 maio 2016.

WIKIPÉDIA. Antocianina. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Antocianina&gt;. Acesso em 23 maio 2016.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s