Vanishing of the Bees

  Impactos ambientais são recorrentes em reportagens e notícias de  jornais de todo o planeta, incluindo o Brasil, seja pelo rompimento de uma barragem que levou toneladas de lama para o mar ou o desmatamento da maior floresta tropical do planeta. Entretanto, algo que é pouco divulgado, pelo menos no nosso país, é o impacto do desaparecimento das abelhas nos ecossistemas naturais e na agricultura.

   Para onde estão indo as abelhas de grandes apiários de todo o planeta? O que está causando este comportamento nesses insetos? Quais suas implicâncias para o sistema agrário atual? 

   As questões citadas acima são algumas das várias levantadas durante o documentário “Vanishing of the Bees”, que tenta explicar o que é e quais as causas da chamada Desordem do Colapso da Colmeia (CCD), que tem afetado diversos países europeus, além dos Estados Unidos e o Brasil. 

   A maior qualidade do longa é a capacidade de demonstrar o quanto o ser humano, ao buscar melhorias para a produção de alimentos, acaba por prejudicar aquelas que são as principais responsáveis pela polinização das áreas agrárias; levando-nos a pensar se o que comemos pode gerar a morte de milhões destes pequenos artrópodes. 

Ficha técnica:

Nome: Vanishing of the Bees

Ano de lançamento: 2009

Duração: 87 minutos

Classificação: Livre

 Trailer:

Leia nossa análise deste e outros filmes.

Por João Pedro Broday

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s