Prática – Aquecimento Global

     Hello Guys,

   Além de filmes sobre Aquecimento Global, por quê não uma prática sobre o mesmo? Através dessa prática procuraremos auxiliar no entendimento do assunto, pois as vezes é mais fácil compreender por experimentos do que por textos.

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Imagem representativa da prática sobre aquecimento global

   O objetivo dessa prática é mostrar como o aumento da concentração de CO2 (dióxido de carbono) influência na temperatura do planeta, e consequentemente, no derretimento das calotas polares, causando um aumento do nível dos oceanos.

   Materiais utilizados na prática:

2 vasilhas de vidro grandes;

2 vasilhas plásticas pequenas, que caibam dentro das vasilhas de vidro;

1 luminária;

Vinagre;

Bicarbonato de sódio (NaHCO3);

Cubos de gelo;

   A metodologia de como montar o experimento pode ser vista no vídeo abaixo ou em nossa página no Facebook.

  No experimento as vasilhas de vidro representam o planeta Terra, enquanto que as vasilhas de plástico com os cubos de gelo, colocadas dentro das de vidro, irão representar as calotas polares na Terra. A luminária tem a mesma função do Sol, aquecer o planeta. O bicarbonato de sódio junto com o vinagre (colocado em apenas uma vasilha de vidro) tem a capacidade de gerar CO2, que hoje em dia é produzido, principalmente, em consequência das atividades humanas. E o papel filme  (recobrindo ambas as vasilhas de vidro) representa a atmosfera. A vasilha que irá gerar CO2, representa a Terra se a concentração do gás continuar a aumentar, enquanto que, a vasilha sem a mistura entre vinagre e bicarbonato representa a Terra hoje em dia.

   Na vasilha contendo vinagre e bicarbonato de sódio, portanto, gerando CO2, iremos mostrar que se a concentração do gás continuar a aumentar a temperatura da Terra sofrerá o mesmo efeito, e consequentemente, as calotas polares irão derreter mais rapidamente provocando o aumento do nível dos oceanos, o que pode fazer com que várias cidades, situadas no litoral, fiquem submersas. Enquanto que na outra vasilha de vidro contendo a vasilha de plástico mais os cubos de gelo, porém, sem a geração de CO2, a temperatura será menor, pois a quantidade deste gás é mais baixa, e portanto, a velocidade de derretimento das calotas (aqui representado como os cubos de gelo), será mais lento. Essa experiência nos mostra como será a Terra daqui alguns anos caso não diminuirmos a emissão de gases poluentes, principalmente, dióxido de carbono. 

   Por Felipe Lissoni Calderan.

Fontes:

CACHADO, C. EFEITO DE ESTUFA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jw4gdMbpZKM&gt;.Acesso em: 18 maio 2016.

MEDEIROS, R. V. B; RESENDE, R. R; MAIA, S. R. R. LABORATÓRIO EM SALA DE AULA: PRODUZINDO CO2. Disponível em: <http://www.institutonanocell.org.br/laboratorio-em-sala-de-aula-produzindo-co2/&gt;. Acesso em: 18 maio 2016.

OKAJIMA, M. EFEITO ESTUFA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gz0_g0625Tg&gt;. Acesso em: 18 maio 2016.

 

 

 

 

 

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